Tutorial - Solicitar ao Google remoção de URLs e Páginas de Sites das Pesquisas


Caso você encontre nas pesquisas do Google, alguma URL que prejudique seu nome, marca ou simplesmente exponha seus dados pessoais, você pode solicitar a remoção destas URL's dos resultados de pesquisa.
A solicitação para a remoção dos resultados do Google pode ser feita através do site de suporte ao usuário:http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=164734
Lembrando que a remoção será apenas do resultado das buscas e não da publicação no site.


1º Passo – Solicitação:

Entre no link: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=164734




Nesta página, clique na opção que se enquadra com o seu caso:


No caso de remoção de outro site, aparecerá a tela abaixo:



Nesta tela aparecem 3 opções:


Ao clicar em remover informações pessoais, abrirá a seguinte tela abaixo:




Esta tela consiste em um questionário que servirá para o google entender e disponibilizar as ferramentas necessárias para o seu caso.
Responda as questões através de um assistente, e ao fim o sistema exibirá os links corretos para acesso.


2º Passo – Entrar em contato com o Webmaster do site:

Como trata-se da remoção de conteúdo de página de terceiros, deverá seguir as instruções abaixo:

Os webmasters controlam sites e seu conteúdo.

Se você encontrar algo na web que gostaria de remover, entre em contato com o responsável pelo conteúdo. Normalmente, você deve entrar em contato com o webmaster da página e pedir para que ele retire o conteúdo em questão. Ainda que você encontre o conteúdo censurável usando o Google, saiba que não temos controle sobre os sites indicados em nossos resultados de pesquisa.



Por que é preciso entrar em contato com o webmaster em vez de pedir para o Google remover o site?

Você talvez não goste de um site e queira removê-lo dos resultados de pesquisa do Google. No entanto, se removermos esse site dos resultados de pesquisa do Google, a página ainda existirá e poderá ser encontrada diretamente (através do URL do site) ou em outros mecanismos de pesquisa. O fato de ela estar no índice do Google simplesmente reflete que a página existe na Web e não que seja endossada pelo Google. Em vez disso, a melhor opção é entrar em contato com o webmaster que pode remover a página completamente.



Como entrar em contato com um webmaster?

Há várias formas de entrar em contato com o webmaster de um site:


  1. Encontre o link "Fale conosco" ou um endereço de e-mail do webmaster no próprio site. Pode ser mais fácil encontrar essas informações na página inicial do site.
  2. Procure informações do webmaster do site usando uma pesquisa especial chamada "Whois" ("who is?" ou "quem é?") . Você pode realizar uma pesquisa Whois usando o Google: basta procurar por [ whois www.example.com]. O endereço de e-mail para contato com o webmaster muitas vezes pode ser encontrado em "E-mail do registrador" ou "Contato administrativo".
  3. Se não conseguir encontrar o webmaster, tente entrar em contato com a empresa de hospedagem, que geralmente também é indicada no resultado do Whois.
Se o webmaster já tiver feito as alterações solicitadas em um site que aparece em nossos resultados de pesquisa, você poderá solicitar a remoção de informações desatualizadas enviando uma solicitação de remoção de página Web.



Remover a versão em cache de uma página dos resultados de pesquisa do Google:

  1. Acesse à ferramenta de remoção de URL público do Google
  2. Clique em Novo pedido de remoção.
  3. Digite o URL da página web que foi alterada (não o URL dos resultados de pesquisa do Google ou da página armazenada em cache). O URL diferencia maiúsculas de minúsculas, por isso, use exatamente os mesmos caracteres e a mesma capitalização usada pelo site.Como encontrar o URL correto.
  4. Clique em Continuar.
  5. Digite uma palavra que apareça na versão antiga da página armazenada em cache, mas que não esteja presente na versão atual. Isso ajudará o Google a entender que a página foi alterada. O mais eficaz é digitar uma única palavra, em vez de uma expressão. Não descreva o conteúdo removido ou as alterações feitas. Forneça explicitamente uma palavra que estava na versão antiga, mas não esteja na versão atual. Por exemplo, a página em cache pode conter seu nome, que já foi removido da versão visível na web. Nesse caso, não informe que seu nome foi removido. Em vez disso, digite seu nome ("Silvia") como ele aparece na versão em cache.
  6. Clique em Remover cache.

3º Passo – Caso não seja necessário remover o conteúdo do site, solicite a remoção legal pelo Google:

Link: http://support.google.com/bin/static.py?hl=pt-BR&ts=1114905&page=ts.cs
Após escolher o tipo de conteúdo que deseja remover (no caso Pesquisa na web do Google), escolha a opção desejada de acordo com a natureza da sua solicitação:
Ao fim do questionário pode ser que apareça a resposta abaixo:
"Entendemos sua preocupação, porém o Google simplesmente agrega as informações que já estão disponíveis na web. Mesmo se eliminássemos a página ofensiva do nosso índice, ela ainda existiria na web. Com intervalos de semanas, nossos robôs indexam conteúdo da web, , o webmaster pode impedir que uma página apareça no Google incluindo um código que bloqueia nossos robôs. Para obter mais informações sobre os nosso Termos de Serviço, acessehttp://www.google.com/terms_of_service.html
"Se o webmaster concordar com sua solicitação e ela resultar na remoção deste material, nossos resultados de pesquisa exibirão essa alteração após a próxima indexação do site. Se o webmaster fizer essas alterações e você precisar que nós façamos rapidamente a remoção da cópia armazenada em cache, envie seu pedido usando nossa ferramenta de solicitação de remoção de sites em http://www.google.com/webmasters/tools/removals
Através deste último link, o Google disponibiliza uma ferramenta para remoção dos resultados, que deverá ser feito manualmente.
Ao fim da inserção da URL, a mesma irá para análise e dentro de algumas horas o Google retornará com a resposta.
Como tudo isso deverá ser feito através de sua conta na Google, você poderá acompanhar o resultado através dessa página.

Postar um comentário