Criar aliases para o seu Gmail




Uma dica que pode ser muito útil e poucas pessoas conhecem é a funcionalidade de criar aliases através do uso de pontos no seu Gmail.
Um aliase trata-se de um nome alternativo que será criado para seu e-mail e qualquer mensagem destinada à esse novo endereço será encaminhada para o sua caixa de entrada.

Vamos exemplificar:

Imagine que seu endereço de e-mail seja “seunome@gmail.com”,  você pode criar um aliase novo empregando pontos, ou seja, você poderá criar um endereço público diferente do seu endereço particular, por exemplo "seu.no.me@gmail.com", veja que eu inseri dois pontos ao endereço. Você pode inserir quantos pontos precisar e isso permitirá que você divulgue apenas esse novo aliase, preservando o seu verdadeiro endereço apenas para amigos e familiares.

Existe também outra forma de você preservar o seu endereço de e-mail, como no exemplo abaixo.
Imagine agora, que você costuma assinar newsletters, você pode fazer isso utilizando a combinação “seunome+nomenewsletter@gmail.com”, você deve estar se perguntando, mas como?
É simples, como por exemplo se você assinar a newsletter do site pcworld, informe a seguinte combinação de e-mail “seunome+pcworld@gmail.com”, simples não?

Você pode estar se perguntando, mas para que isso serve afinal?

Serve para você gerenciar melhor sua caixa de entrada, pois você saberá que todos os e-mails que chegarem à sua caixa destinados à “seunome+pcworld@gmail.com” foram derivados da sua inscrição nesta newsletter.
Outra coisa, caso você comece a receber spams, você saberá identificar qual site vendeu a lista de endereços que continha o seu e-mail.
Por exemplo, se você começar a receber mensagens que não foram autorizadas por você, ou spams destinadas ao endereço “seunome+newsletterX@gmail.com”, você saberá que o site que você assinou a newsletter X vendeu a lista de e-mails que continha o seu endereço.


Espero que esta dica tenha sido útil, pois ainda existem muitas pessoas que a desconhecem. 

Postar um comentário